segunda-feira, 19 de março de 2012

REVALIDAÇÃO DE TÍTULO DE ESPECIALISTA NÃO É MAIS NECESSÁRIA.

Prezados colegas médicos.

Lembram-se daquela regra de que os títulos de especialista emitidos a partir de 2006 deveriam ser "revalidados" de 5 em 5 anos?

Lembram-se da Comissão Nacional de Acreditação (CNA) da Associação Médica Brasileira (AMB) que atribuia pontos à congressos e eventos médicos?

Pois é... nada disso existe mais. Tudo é passado!

Pelo menos é o que estabelece a Resolução do CFM 1984/2012 (publicada no Diário Oficial da União em 14/03/2012, e muito pouco divulgada até agora), confiram:

Um forte abraço a todos!

Que Deus nos abençoe.

Marcos Henrique Mendanha
Twitter: @marcoshmendanha

16 comentários:

  1. Marcos,
    Bom dia, Paz!
    Veja essa notícia de ontem da AMB? E aí?
    http://www.amb.org.br/teste/index.php?acao=mostra_noticia&id=7692
    Abraço,
    Liliane

    ResponderExcluir
  2. Dra. Liliane!

    A coisa tá bem dinâmica (tanto assim que apaguei o comentário que fiz hoje de manhã devido às novidades do dia de hoje).

    Parece que tudo está se esclarecendo, senão vejamos:

    >> 09/02/2012: CFM emite a Resolução 1984/2012, extinguindo a CNA-AMB, e tornando não necessária a revalidação dos títulos de especialista emitidos após 2006;

    >> Jornal do CFM, n. 206, de fevereiro/2012, pág. 10: conforme o jornal, “a partir de agora, a elaboração de normas e regulamentos para a certificação de atualização profissional dos títulos e outras questões referentes ao tema, e a emissão de certificação de atualização profissional, ficam a cargo da Associação Médica Brasileira (AMB) – que concede títulos de especialista aos médicos aprovados em avaliações teóricas e práticas – e das sociedades médicas que representam as 53 especialidades reconhecidas no Brasil (segundo a Resolução CFM 1.973/11)”.

    >> 14/03/2012: após mais de um mês de sua emissão, a Resolução 1984/2012 é publicada no Diário Oficial da União, e entra em vigor;

    >> 20/03/2012: site da CNA-AMB publica que quem possui Título de Especialista / Certificado de Área de Atuação emitido em 2006 e ainda não atingiu 100 pontos, o prazo foi prorrogado por mais 1 ano (até dezembro de 2012).

    >> 20/03/2012: AMB emite “Comunicado Oficial” onde reitera “que a atualização do Título de Especialista será conduzida pela AMB, de acordo com a atual política da CNA/AMB (100 pontos em 5 anos, com não mais que 40 pontos/ano).”

    Link para ver o comunicado da AMB:
    http://www.amb.org.br/teste/index.php?acao=mostra_noticia&id=7692

    >> 22/03/2012: em nota, o CFM reitera que fica prorrogado o prazo para execução da Resolução CFM 1.772/05 (em sintonia com o Comunicado Oficial expedido pela AMB). O CFM informa também que em “breve haverá deliberação sobre este tema pela entidade”, dando a entender que uma nova resolução definirá por completo os rumos da acreditação, e atualização profissional dos títulos de especialista.

    Aguardemos novos fatos...

    Um forte abraço!

    Marcos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não entendi porque os médicos são obrigados a revalidar títulos, e porque só os que obtiveram a partir de 2006?????Parabéns CFM.
      Jonas

      Excluir
  3. Então vamos aguardar.
    Obrigada,
    Liliane

    ResponderExcluir
  4. La no texto da AMB tem um paragrafo bem claro, ....Salientamos que o titulo de especialista nunca expira..., pra mim ja esta otimo, entao atualiza quem quiser e tiver com grana suficiente pra aguentar a bronca. Abraço colegas!

    ResponderExcluir
  5. Entao como fica quem tem titulo de especialista (expedido pela AMB) no qual esta escrito "vale por 5 anos", uma vez que a propria AMB admite que ele nunca expira?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Dra.Ana,
      A AMB diz isso agora, que "o titulo de especialista nunca expira", porque a resolução foi revogada(extinta) pelo CFM.Se entrar no site da CNA-CAP,voce pode ler que se não fosse revalidado o titulo, o medico estaria sujeito a "sob pena de perda do registro deste titulo" no referido Conselho Regional.
      O absurdo acabou!Graças a Deus!

      Helder

      Excluir
  6. Concordo que era absurdo, pois quem tinha feito o titulo antes de 2006 nao precisava "CNA", justamente os mais "antigos" e que deveriam se atualizar... Porem meu questionamento e: os titulos expedidos nesta epoca (apos 2006), com a ciencia da AMB que titulo nao expira (eles assumiram que ja sabiam disto), tem um carimbo no verso com a data de validade deste documento. Entrei em contato com a AMB e esta informou que a data servia para o CNA (nao e o que esta escrito no papel) mas que se eu quiser um titulo sem o carimbo de validade devo pagar RS 420,00 para expedir um novo!!! Ou seja ao que me parece eles mesmo sabendo que nao havia uma validade carimbavam isto no documento para obrigar todos a fazerem a atualizacao (injusta e que nunca funcionou corretamente). Agora que o erro veio a tona devemos pagar (novamente) pelo documento justo e correto?

    ResponderExcluir
  7. Favor ber o link http://cardiopapers.com.br/.
    Saulo

    ResponderExcluir
  8. Prezados leitores.

    Vale a pena ler: http://www.amib.org.br/detalhe/noticia/cna-sera-extinta/

    Trata-se de um texto publicado em 05/04/2012, que contém uma entrevista com o vice-presidente do CFM, Dr. Carlos Vital. O título do texto é: "CNA será extinta".

    Boa leitura!

    Marcos

    ResponderExcluir
  9. Comunicado AMB de 14/05/2012: CNA será mantida.

    Leia em: http://www.amb.org.br/teste/index.php?acao=mostra_noticia&id=7772

    Boa leitura!

    Marcos

    ResponderExcluir
  10. Prezado Dr Marcos,
    Sou medica especialista em Dermatologia formada na Agentina, te queria perguntar si tenho necessidade de fazer a revalidaçao do titulo de medico e depois de especialista? Agradeço sua atençao.
    Tatiana do Prado Cardoso

    ResponderExcluir
  11. Seria muito bom que num país onde a profissão de médico não é regulamentada,(A de do-
    méstica e de cabelereira o é),o CFM se tornasse mais presente e assuma mais,e não de-
    legue a associação alguma, aquilo que é sua prerrogativa,pois disfarçada de interesse
    na qualidade do profissional,há muita invencionisse que não passa de manobra para
    criar dificuldade p/ entrada de novos profissionais no mercado.Tem sido frequente que
    por falta de formação na especialidade e fiscalização de pós-graduações,formen-se
    maus profissionais.Onde a Sra AMB fiscaliza a formação médica?.Incoerência portanto
    pois somente uma coisa estabelece um bom profiisional.COMPETENCIA.Aos que querem se
    iludir ou iludir,papéis para penudurar emoldurados em consultórios.

    romero

    ResponderExcluir
  12. Após 11 anos de exercício como cirurgião geral(tenho residência),resolvi fazer uma
    pós graduação em cirurgia plástica.Fiz em um serviço credenciado da SBCP,ao final
    fazendo esta dita prova de título de especialista,que não fui aprovado por 3 questões
    e após várias anulações de questões em poucas horas após a prova.AO FINAL,questões anuladas e todos os residentes do Pitanguy aprovados,estava tudo erto!!.Ufa!,respi-
    raram todos,aliviados.Missão cumprida!Sinceramente não sinto a menor falta deste dito título.Minha agenda de pacientes operados e bons resultados são o melhor título
    e não há o que melhor convença.

    ResponderExcluir
  13. Concordo com o colega .Após quase 21 anos de formada se vão as ilusões.No entanto
    continuamos vendo essa pobreza de espírito de uma clasee que não consegue reiventar-se, que apesar de grande representatividade no comgresso,nada faz em prol do médico.OCFM deveria se preocupar não em delegar confecção de títulos mas,empenhar-se por coi-sas relevantes como a reguamentação da profissão médica,a invasão da profissão porcursos criados para atender o apetite por lucros do ensino privado,a ausencia de fis-calização na formação,a subremuneração por "planos"de saúde,as pocilgas que tornaram-se esses hospitais públicos.Enquanto isso,continuam os doutores no exercício de sua alienação e vaidade.Pobres de nós!

    ResponderExcluir

Os comentários só serão publicados após prévia análise do moderador deste blog (obs.: comentários anônimos não serão publicados em nenhuma hipótese).