segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

EMPREGADOR PAGARÁ OS PRIMEIROS 30 DIAS DE AFASTAMENTO.

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, anunciou nesta segunda-feira (29/12/2014), uma série de mudanças em programas ligados à Previdência Social. O objetivo é "corrigir distorções" tanto na oferta dos benefícios como para reduzir gastos do governo com abono salarial, seguro desemprego, seguro defeso, pensão por morte e auxílio-doença. 

As mudanças serão publicadas nesta terça-feira (30/12/2014), no Diário Oficial, por meio de medidas provisórias (MPs) elaboradas pelo Palácio do Planalto.

QUEM PAGARÁ OS PRIMEIROS 30 (TRINTA) DIAS DE AFASTAMENTO? A EMPRESA.

Mercadante anunciou na coletiva de imprensa alterações na concessão do auxílio-doença, que não se aplicam aos atuais beneficiários. O Palácio do Planalto determinou o aumento do prazo de afastamento pago pelo empregador antes do início do pagamento do auxílio-doença pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), de 15 para 30 dias para segurados empregados. Também será fixado um teto no valor do auxílio-doença, equivalente à média das últimas 12 contribuições.

(Fonte: Zero Hora.)

EXEMPLOS PRÁTICOS:

Sobre as mudanças trazidas pela Medida Provisória n. 664 de 30/12/2014, quanto ao auxílio-doença, algumas das principais dúvidas estão ilustradas abaixo.

a) Se um trabalhador recebeu o atestado médico no dia 26/02/2015, a empresa deverá pagar os primeiros 30 dias de afastamento?
R.: Não. A nova regra vale apenas para afastamentos que tiveram início à partir de 01/03/2015.

b) Se um trabalhador recebeu o atestado médico no dia 02/03/2015, a empresa deverá pagar os primeiros 30 dias de afastamento?
R.: Nesse caso sim, pois o afastamento teve início após 01/03/2015.

Em resumo, o que deve ser avaliado é a Data de Afastamento do Trabalho (DAT) e não a data do requerimento do benefício. Se o início do afastamento acontecer até o dia 28/02/2015, estarão em vigor as regras antigas, independentemente da data do requerimento ou da perícia.





O que é uma medida provisória (MP)?

As medidas provisórias são exceção à regra de que uma norma somente pode ser elaborada pelo Poder Legislativo. Nesse caso, em hipóteses relevantes e urgentes (estabelecidas na Constituição Federal), o(a) Presidente da República baixa uma medida provisória com força de lei e que deve, desde a sua publicação, ser obedecida por todos.

As medidas provisórias devem ser submetidas ao Congresso Nacional e, se não forem aprovadas por este, perdem a sua validade após um certo período de tempo.

Uma característica interessante das MPs: elas geram o chamado “trancamento” ou “travamento” de pauta no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal) a partir de 45 dias de sua publicação. Traduzindo: após 45 dias de sua vigência, tudo que o Congresso Nacional estiver fazendo é “travado” para que se aprecie a MP com prioridade. Vale lembrar que, caso a MP não seja votada em 60 dias, ela é automaticamente prorrogada por mais 60 dias.

Então o Congresso Nacional poderá recusar esse prazo e fazê-lo voltar para 15 dias? Sim, tudo dependerá das votações que ocorrerão na Câmara dos Deputados e Senado Federal.

Exemplo recente de medida provisória que virou lei: “Mais Médicos”.

O “Programa Mais Médicos” foi instituído mediante a MP n. 621 em 08/07/2014. Após aprovada pela maioria dos congressistas se tornou a Lei n. 12.871 em 22/10/2014, e assim permanece.



Saiba mais: clique AQUI.

2 comentários:

  1. Como farei meu modelo de laudo para pericia?
    Veja o modelo abaixo:
    À Perícia Médica – INSS

    Assunto:
    Encaminhamento Médico para obtenção de auxilio doença previdenciário.

    Prezado (a) Perito (a),

    Encaminhamos o segurado:
    ______________________________________________________________________________________
    Função:_________________________________ Setor: ________________________________
    RG:____________________________________ CPF:__________________________________
    CTPS:______________________ Série:___________________ Admissão: ______/_____/_____
    Para fins de Benefício Auxilio Doença (B-31), a partir de ______/_____/_____, tendo a empresa abonado os 30 (trinta) dias iniciais. Foi diagnosticado com afecção CID:___________, em tratamento adequado, estando incapaz temporariamente para seu trabalho, sendo o afastamento necessário para uma melhor evolução.
    Tempo de afastamento sugerido: _________ dias.

    Concluo que não se caracteriza Acidente de Trabalho devido a:____________________________________
    _____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
    _______________________________________________________________________________________
    _______________________________________________________________________________________

    Nestes termos, pedimos o deferimento.
    Cordialmente,


    Dr. Custodio Maciel Mendes Junior
    CRM: 8572-PA Coordenador de PCMSO

    ResponderExcluir
  2. Sofri um acidente de moto e fraturei o punho peguei quinze dias de atestado ,sendo que faltando seis dias pra terminar o atestado passei por uma cirurgia no punho(03/03/15)e o médico me deu mas trinta dias como fica minha situação na empresa?

    ResponderExcluir

Os comentários só serão publicados após prévia análise do moderador deste blog (obs.: comentários anônimos não serão publicados em nenhuma hipótese).