segunda-feira, 31 de março de 2014

CUIDADO COM O WHATSAPP.

Se você tem o hábito de mandar muitas mensagens de texto via smartphone está sujeito há uma nova doença, descrita pela primeira vez por uma médica na publicação médica "The Lancet": trata-se do  “WhatsAppitis”, dor na região do pulso e até tendinite no dedão oriundas do uso repetitivo do aplicativo de troca de mensagens WhatsApp.

De acordo com o texto publicado, uma paciente procurou a médica do Hospital Universitário Geral de Granada, na Espanha, Inés Fernandez-Guerrero, no fim do ano e relatou os problemas. O nome dela não foi revelado, mas foi informado que ela possui 34 anos, estava grávida e não detinha histórico de traumas ou havia praticado exercícios físicos em excesso - que justificassem a dor súbita.

Segundo relatos da paciente à medica, como estava de plantão na noite de Natal (a paciente também é médica), ela havia passado cerca de seis horas do dia seguinte respondendo a mensagens que havia recebido.

De acordo com Inés, após descartar a síndrome do túnel do carpo e danos nos nervos (duas doenças típicas associadas a dor nas mãos), ela recomendou um tratamento com anti-inflamatório oral e abstinência completa do telefone. O texto não informa se a paciente melhorou, mas alerta que a tenossinovite (inflamação que contorna o tendões) causada pelo uso desse tipo de aplicativo pode se tornar um novo problema.


A médica, inclusive, fez uma comparação entre o “WhatsAppitis” e uma lesão por esforço repetitivo diagnosticada em usuários do console Nintendo na década de 1990: a “Nintendinitis”, ou polegar Nintendo, e chama atenção para o fato de, agora, casos atingirem também adultos. "Os médicos precisam estar atentos a estes novos distúrbios", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários só serão publicados após prévia análise do moderador deste blog (obs.: comentários anônimos não serão publicados em nenhuma hipótese).