segunda-feira, 17 de novembro de 2014

AINDA SOBRE O CONGRESSO: CONSIDERAÇÕES FINAIS.




Queridos amigos.

Agradeço, em nome de toda organização do evento, a todos que estiveram no I Congresso Brasileiro de Medicina do Trabalho e Perícias Médicas, ocorrido nos dias 14 e 15 de novembro em São Paulo.

Agradeço também aos corajosos e magníficos palestrantes que lá estiveram. Confesso, sem nenhuma hipocrisia, que aprendi muito com a opinião de cada um deles. Muito!

Agradeço a todos os qualificados congressistas que contribuíram ativamente, através de ótimas perguntas e intervenções, para o elevado nível do congresso.

Muitas pessoas me perguntaram no congresso sobre a ausência de algumas sociedades representativas, em especial, da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT) e Sociedade Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (SBMLPM). Quanto à participação da ANAMT no congresso, devo dizer que a associação foi convidada, não só para apoiar o evento através da divulgação em seu site oficial, como também para participar ativamente de algumas mesas do congresso através de membros da sua diretoria. Legitimamente, a ANAMT recusou o convite, pois, conforme seu estatuto, a associação não pode apoiar institucionalmente eventos realizados por instituições privadas, como foi o nosso congresso. Toda essa conversa transcorreu num clima muito tranquilo e respeitoso. Agradeço aos Drs. Zuher Handar e Mario Bonciani pelo elevado nível de nossas tratativas.

Sim, a ANAMT fez falta! Mas por se tratar de uma questão estatutária contaram e contam com minha total compreensão. É provável que a Sociedade Brasileira de Medicina Legal e Perícias Médicas (SBMLPM) também não tenha apoiado o congresso pelo mesmo motivo, uma vez que também foi convidada (vários convites feitos através do site oficial da instituição), mas desta entidade, não obtive nenhuma resposta. 

Sou titulado pela ANAMT e pela SBMLPM. São sim instituições que me representam e que contam com meu respeito institucional, meus elogios às suas importantes e indispensáveis atuações pelo Brasil, minha reverência pelos grandes mestres que delas fizeram e fazem parte, e minha colaboração irrestrita sempre (o que inclui eventuais e construtivas críticas, obviamente).

Com alegria, eu soube que a Jornada da AMIMT (Associação Mineira de Medicina do Trabalho), que também ocorreu no último final de semana em Belo Horizonte, foi de muita valia, ótimas discussões e intenso aprendizado. Enfim, é muito bom saber que a “saúde do trabalhador” tem sido pauta de bons fóruns de norte a sul do Brasil. Que isso renda bons frutos!

Pra mim, a maior lição do último fim de semana é: o tema “saúde do trabalhador” é de interesse de todos. Todos mesmo! Juízes, promotores, procuradores, associações e sociedades organizadas, entidades governamentais, advogados, médicos, engenheiros, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, contadores, diretores e RHs de empresas, enfim, ninguém tem o monopólio desse assunto ou a credencial única para promover encontros, reuniões, simpósios, jornadas, congressos, etc., relacionados ao tema. Todos nós estamos autorizados e com a responsabilidade de divulgá-lo e debatê-lo o quanto mais. Quanto mais, melhor! 

Mais uma vez, muito obrigado a todos.

Marcos Henrique Mendanha


Um comentário:

  1. Dr. Mendanha.

    Suas palavras são as minhas "... ninguém tem o monopólio desse assunto ou a credencial única para promover encontros, reuniões, simpósios, jornadas, congressos, etc., relacionados ao tema. Todos nós estamos autorizados e com a responsabilidade de divulgá-lo e debatê-lo o quanto mais. Quanto mais, melhor!

    “Coragem é a mais importante de todas as virtudes, porque sem ela nós não podemos praticar nenhuma outra virtude com consistência”. Maya Angelou (Pseudónimo de Marguerite Ann Johnson, escritora e poeta dos Estados Unidos. Morreu aos 86 anos, em 28 de maio de 2014).

    Parabéns pelo sucesso!

    Siga em frente, sua luta além de justa é oportuna!

    ResponderExcluir

Os comentários só serão publicados após prévia análise do moderador deste blog (obs.: comentários anônimos não serão publicados em nenhuma hipótese).